Comidas calóricas também podem ser saudáveis

Comidas calóricas também podem ser saudáveis Quando falamos em alimentação saudável, logo procuramos alimentos que possuam baixo teor calórico para que nos ajude a manter o corpo saudável. No entanto, existem inúmeras comidas calóricas muito saborosas: frituras, massas, doces e etc., que não conseguimos deixar de consumir.

No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que, muitas vezes, podemos consumir esses alimentos de maior teor calórico e muito deliciosos de uma maneira mais saudável, pois estas acabam tendo os seus malefícios reduzidos de forma que façam menos mal ao organismo de quem os consome.

Segue abaixo algumas dicas de como fazer algumas comidas calóricas se tornarem mais saudáveis:

1.  Frituras

No caso das frituras, a forma de torná-las menos agressivas e causar menos mal ao organismo, ocorre na escolha do óleo que será usado para fritar o alimento.

Nesse caso, os melhores óleos (gorduras) a serem usados SAP o ghee, o óleo de semente de uva e o óleo de coco extra virgem. Entre os óleos mais utilizados que ajudam nessa questão temos o óleo de soja e de canola.

Esses óleos citados se caracterizam por suportarem temperaturas altas, o que permite que eles demorem um tempo maior para a gordura se tornar maléfica ou tóxica

     2.  Carne vermelha

O consumo de carne vermelha deve estar presente em nossa alimentação, pois é uma ótima fonte de proteínas. No entanto, devemos procurar os tipos de carne que apresentem menos gordura: patinho, músculo e etc.

No caso de carnes gordurosas, é importante retirar a gordura existente e consumir a carne sem ela. De acordo com os especialistas, o melhor modo de consumir carne vermelha é quando esta é cozida em molho.

Outro fator que agrega saúde a sua alimentação é aliar o consumo de carne com legumes e verduras.

     3.  Massas

No caso das massas, para que estas se tornem mais saudáveis, elas devem ser feitas com farinha integral. A farinha integral é saudável, pois são ricas em fibras e possuem minerais e vitaminas. Outra questão é a escolha do molho a ser utilizado, pois o molho ajuda a massa a ficar mais saudável.

     4.  Pão

Os pães mais saudáveis que existem são os feitos com farinha integral ou centeio. Além disso quanto menor o processo de industrialização, melhor, isto é, acaba apresentando menor quantidade de aditivos e conservantes.

     5.  Doces

O problema calórico dos doces está na presença do açúcar, por isso é importante diminuir a quantidade utilizada e, se possível, trocar o açúcar comum que vem na cesta básica pelo açúcar de coco. Outra alternativa é utilizar o açúcar mascavo ou o adoçante de xilitol.

     6.  Refrigerantes

Não existe nenhum tipo de refrigerante saudável, nem mesmo os tipos diet e light. Por isso, é interessante substituir o refrigerante por bebidas mais saudáveis como, por exemplo, a água com gás de sabor limão.

Depois de todas essas dicas, podemos substituir alimentos calóricos por alimentos mais saudáveis. Experimente você também!

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *