Como fazer arroz fermentado

Como fazer arroz fermentadoAo considerar os diferentes tipos de alimentos de culturas variadas, e muitos deles que vieram da Ásia, surgiu o desejo de conhecer, por exemplo, o arroz fermentado, que é um petisco típico da culinária asiática com sabor doce misturado com uma pequena dose de álcool em sua elaboração.

Esta modalidade de arroz não é feita com o tradicional que vem em sua cesta básica, mas como o arroz glutinoso. Além disso, você precisará de levedura, almofariz e pilão e papel plástico.

O prato demanda um tempo maior de preparo, já que precisa descansar em seu processo de fermentação, mas ainda tem benefícios variados, como muitas vitaminas do complexo B.

Inicialmente, é preciso à noite colocar o arroz coberto por água em uma bacia, deixando-o de molho até o dia seguinte para depois colocá-lo para cozinhar em uma panela normal, de sua preferência. No processo de cozimento é preciso colocar para cada xícara de arroz usada, 2 xícaras de água.

Em seguida, triture a levedura com uso de pilão e almofariz na quantidade de uma bola da mesma para cada 2 xícaras de arroz, já devidamente cozido.

Depois que a levedura já tiver sido triturada, o arroz já cozido deve ser colocado em outra vasilha, deixando-o esfriar até chegar à temperatura ambiente de 25o C, em média, e apenas depois disso adicione a maior parte da levedura em pó, misturando em seguida.

Agora será preciso, com a palma da mão, achatar o arroz fazendo um buraco no seu centro e colocando sobre ele o restante da levedura. A vasilha com o arroz deve ser coberta com filme plástico de maneira bem firme.

Este arroz deve ser deixado para descansar em um local mais quente por pelo menos 2 dias, servindo em seguida da maneira que está ou com acompanhamentos, como mel.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *