Como surgiu a Ceia de Natal

Como surgiu a ceia de natalO Natal é, provavelmente, o momento mais esperado do ano por todas as pessoas. Essa é a data que mais confraternizamos com amigos e familiares. As famílias deixam de lado as desavenças e se reúnem em torno da mesa. Decoramos toda a casa, montamos a árvore de natal com enfeites e laços. A porta de entrada ganha uma linda guirlanda, usamos uma iluminação com lâmpadas especiais e nos reunimos ao redor da mesa, para saborear as delícias preparadas para ocasião.

Afinal, você sabe a origem da Ceia de Natal?

A Ceia de Natal se deu origem de um antigo costume dos europeus de receber os viajantes peregrinos no dia de Natal para festejar a data tão significativa para os cristãos.

O prato mais consumido da Cesta de Natal é o peru, por ser um prato tradicional e servido no dia de ação de graças, uma data importante para o povo americano. A tradição passou a fazer parte da mesa dos brasileiros e se espalhou para diversos países.

Nessa comemoração eles preparavam deliciosos pratos, assim a tradição foi se espalhando pelo mundo e cada local foi se adaptando as características e culturas locais, como trocar o peru por frango ou chester, a incorporação do bacalhau, pernil de porco, entre outros.

A história da Ceia de Natal

A Ceia Natalina tem sua origem na festa pré-cristã da Roma Antiga. As pessoas se divertiam nos banquetes e só terminavam no dia 25 de dezembro. Desta forma, a mesa farta de comidas foi associada ao Natal, fazendo uma comparação com a última Ceia de Jesus e seus discípulos na Ceia Pascal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *