Como usar sua panela de pressão

Como usar sua panela de pressãoVocê já deve ter usado uma panela de pressão, não é mesmo? Mas há pessoas que nunca utilizaram este tipo de panela por diversos motivos, sendo o medo do manuseio um dos principais.

A panela de pressão é considerada por muitas pessoas um verdadeiro monstro, afinal, quem nunca escutou que alguém já explodiu essa panela? E diversos produtos presentes em nossa cesta básica envolvem o uso dessa panela, como o feijão, por exemplo.

Então, quais os cuidados que devemos ter para evitar esse tipo de problema? Existem algumas regrinhas básicas que devem ser respeitadas. Vamos conhecer:

Quanto de água se usa?

É uma dúvida que aflige muitas pessoas, já que ao colocar muita água na panela, ela vaza e pode ocorrer algum problema. A dica é deixar 1/3 da panela sem água para não ter problemas.

Cuidados com a válvula

E já que queremos evitar problemas, temos que ter cuidado com a válvula. O problema é que a válvula entupida pode explodir.

Lembre-se de que são elas as responsáveis por controlar a pressão dentro da panela de pressão. A física responde o problema: a válvula entupida não permite que o vapor saia e esse é o risco da explosão acontecer.

As panelas de pressão de hoje vêm, em sua grande maioria, com uma válvula de segurança. Caso a válvula principal esteja entupida, a de segurança entra em ação e permite que o vapor saia.

Como tirar a pressão

O método mais fácil é desligar a panela e esperar a pressão sair naturalmente. Caso você não queira esperar esse tempo todo, pode levantar a válvula principal e colocar uma colher para segurar. Lembre-se de que o vapor que sairá da panela é extremamente quente, então não fique por perto.

Dica extra: nunca coloque sua panela na pia ou bancada gelada, pois o choque térmico poderá estragar a sua panela de pressão.

Viu como é simples utilizar a panela de pressão? Aproveite que ela cozinha os alimentos mais rapidamente e se aventure cozinhando.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *