Conheça 14 tipos de feijão

Conheça 14 tipos de feijãoUm dos alimentos mais antigos do mundo é o feijão, e um dos mais apreciados pelos brasileiros.

O feijão era cultivado na Grécia Antiga e no Egito, há séculos. Foram registrados relatos dele desde 1000 a.C. e entre os tipos de feijão, selecionamos aqui 14 para você conhecer:

  1. Bolinha

Conhecido como feijão canário ou manteiga, ele tem um grão arredondado e sua cor é amarelada. Perfeito para sopas e saladas e bem utilizado na culinária portuguesa.

  1. Carioca

Chamado também de feijão chilli, seu formato é arredondado e de cor bege com listras marrons. É bastante usado na culinária indiana.

  1. Branco

Ele ajuda a emagrecer e retarda a absorção de açúcar no sangue. Os grãos dão um caldo bem cremoso, ideal para sopas, cassoulets e saladas. Seu formato é alongado e na cor branca.

  1. Azuki

Essa é uma leguminosa de vagem menor do que o feijão comum. A forma é arredondada e na cor vermelho escuro. Seu sabor é levemente adocicado e muito usado na culinária asiática.

  1. Jalo

Tem sabor delicado, parecido com castanhas e quando é cozido, dá um caldo encorpado marrom avermelhado. Seus grãos são amarelados e grandes e é bem usado na culinária de Minas Gerais e da Região Centro-Oeste.

  1. Rosinha

De grãos pequenos e poucos avermelhados, garante sabor especial para saladas e molhos. É muito consumido em Goiás, São Paulo, Pará e no Mato Grosso.

  1. Verde

Com grãos verdes e pequenos, é bastante consumido no Nordeste.

  1. Fradinho

De formato arredondado e de cor clara com olho preto. Ele reduz o colesterol e é muito usado na culinária baiana.

  1. Roxinho

De grão miúdo, avermelhado e escuro, é usado em várias receitas, principalmente em São Paulo, Goiás e Minas Gerais.

  1. Jalo Roxo

Maior que Jalo comum, de cor vermelha escura intensa e é bom para saladas e sopas. Usado em Minas Gerais, São Paulo e em Goiás.

  1. Vermelho

Avermelhado, seus grãos são miúdos e de sabor encorpado. Ideal para sopas e usado na culinária francesa.

  1. Preto

Perfeito para feijoadas, é de grãos pequenos e pretos. Usado na culinária mexicana e no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo.

  1. Moyashi

Arredondado e esverdeado, é ótimo para saladas, sopas e omeletes. Usado bastante na culinária japonesa.

  1. Rajado

Com grãos graúdos e de cor rosada com listras avermelhadas, é ótimo para ensopados e muito consumido em Minas Gerais, São Paulo e região Sul, sendo comum em cesta básica no estado paulista.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *