Cuidados com o sal na alimentação

Cuidados com o sal na alimentaçãoA hipertensão é um mal que atinge muitas pessoas de qualquer idade, sexo, classe social e gênero. Ela é associada à força com que o sangue faz contra as paredes das artérias a fim de bombear o sangue por todo corpo do indivíduo. Na maior parte dos casos, essa doença apresenta sintomas já nas fases mais avançadas, quando a pressão aumenta de um jeito exagerado.

A principal causa da doença relaciona-se com a alimentação rica em sódio. O consumo exagerado de alimentos industrializados que vem na cesta básica dos brasileiros e também estão disponíveis para compras até mesmo em cantinas das escolas, oferecem grandes concentrações do componente, já que este é um conservante que auxilia na preservação do produto e da vida útil do mesmo, eleva a ingestão diária de sal pelas pessoas, que não deveriam passar de 5 gramas de sal por dia.

Para combater a hipertensão, é preciso adotar práticas de atividades físicas e isso vale tanto para a prevenção quanto para o tratamento. Numa média, cada 1 quilo eliminado, a pressão de um hipertenso cai de 1,3 mmHg para 1,6 mmHg, já que há relação entre a pressão alta e o aumento de peso. Essa é uma forma de mensurar a intensidade dos exercícios para atingir a melhora do seu estado de saúde.

No que diz relação à alimentação, é fundamental evitar ao máximo a ingestão de produtos industrializados, mesmo que seja em pequenas quantidades, sempre buscando diminuir o consumo de sal com a preparação dos alimentos. Lógico que não vai deixar de comer tudo, mas ao menos buscar a moderação correta. Além disso, você pode substituir o sal por outros temperos como o manjericão, salsinha, coentro, entre outros.

Fique atento a sua alimentação e busque sempre estar prevenido contra a pressão alta. Lembre-se de que manter a boa saúde é fundamental.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *