Dicas de molhos para massas

Dicas de molhos para massasCada massa combina melhor com um tipo de molho, devido ao tamanho, maneira como é feita e formato. Podemos nos inspirar nos italianos, pois quando o assunto é massa eles são muito rigorosos e usam de regras para misturar molhos ou qualquer outro ingrediente extra ao prato. Não que isso seja preciosismo, mas faz muita diferença ao resultado final.

Não é só charme o fato das massas terem um desenho diferente, pois cada tipo de massa é pensado para um determinado molho e você verá que a combinação certa resulta em pratos mais equilibrados e mais saborosos. Mas qual será o casamento perfeito para a massa que você preparou? São vários os tipos e podem variar de lugar para lugar, então vamos separá-las em três categorias, sendo frescas, secas e recheadas para ficar mais simples a harmonização.

Tipos de massas

– Secas

Elas são industrializadas, aquelas que normalmente vêm na cesta básica, e sem sabor definido, porém absorvem bem o tempero, então vão muito bem com molhos mais marcantes como azeite, tomate, ervas, alho, frutos do mar e tudo o que proporcione mais personalidade a elas.

– Frescas

São as feitas com ovos e bem delicadas, ficando melhor com molhos suaves, manteiga e legumes.

– Recheadas

Elas são: ravióli, rondelle e canelone e ficam mais saborosas quando preparadas no forno. Vão muito bem com molhos bolonhesa, sugo ou quaisquer outros à base de queijo. Você pode acrescentar misturas leves como azeitonas, tomates ou um molho rose. Apenas evite ingredientes com sabor forte demais.

Lembre-se de que não são todos os tipos de macarrão que combinam com queijo ralado, pois ele vai bem com molhos vermelhos e poucos cremosos, mas bem dosado. Então não sai despejando o queijo ralado na sua massa para não estragar a combinação.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *