Dicas para tirar o sabor amargo do café

Dicas para tirar o sabor amargo do caféO cafezinho é preferência nacional e a maior parte da população brasileira não consegue começar o dia sem tomar pelo menos uma xícara. Entre elas, a maior parte prefere tomar um café com sabor forte, sem amargor e suave. O que muitos não sabem é que ao coar o café no coador, ele vai ficar mais amargo e isso acontece porque ele está novamente exposto a uma repetida exposição à temperatura alta.

A melhor opção é usar as cafeteiras que têm um método de gotejamento, mas se você não tem uma em casa não se preocupe porque existem outras formas para reduzir o amargo do seu café. Confira!

  1. Todas as vezes que for usar o seu coador, desmonte e limpe-o, lavando-o completamente com água quente. Você pode usar detergente de pratos, mas não se esqueça de enxaguar bem para não ficar com sabor. Para limpar o interior do coador, use um limpador de cachimbo, pois é muito eficiente.
  2. Ao comprar o seu café, opte por grãos que tenham boa qualidade, por exemplo, os grãos de torrefação média são os que dão um resultado de sabor menos amargo em relação aos de torrefação intensa.
  3. Se você compra o café em pó ao invés de usar o que vem em sua cesta básica, opte pelos mais frescos, porque quanto mais frescos os grãos forem, menos amargor eles terão. Caso você mesma moa os grãos de café, uma moagem grosseira vai ajudar a reduzir o amargor.
  4. Para filtrar, use água destilada ou pura porque a água de torneira contém produtos químicos e aditivos diversos e isso pode afetar no resultado do seu café.
  5. Assim que você perceber que o café está pronto, desligue o fogo, pois ferver muito vai resultar num sabor amargo e bem desagradável. Após coar, retire o filtro e a cestinha dele que contém a borra ou então coloque o café pronto em uma garrafa térmica para que ele não se esfrie.
  6. Prefira beber o café assim que ele ficar pronto porque quanto mais tempo ele ficar na garrafa ou na cafeteira, maior será o seu amargor.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *