Diferença entre óleos de canola e de soja

Diferença entre óleos de canola e de sojaVocê sabia que é recomendável incluir um pouco de cada óleo em sua dieta diária? O ideal é que as mulheres acrescentem cerca de 5 colheres de chá diariamente e os homens até seis.

No caso dos óleos de canola e de soja, que são os mais comuns na cesta básica, eles contribuem para o limite de ingestão diária, fornecendo energia para as pessoas, pois possuem 124 calorias por cada colher de sopa. Os dois possuem algumas semelhanças nutricionais e se adéquam às dietas saudáveis, porém se diferem nos teores vitamínicos e também de ácidos graxos.

Eles têm 14 gramas de gordura por cada colher de sopa e a maioria delas vem de ácidos graxos insaturados, mas saudáveis. Essas gorduras saturadas contêm apenas 1 grama no caso do óleo de canola e 2,2 gramas no caso de óleo de soja, por porção de cada.

O óleo de soja é rico em poli-insaturados e os de canola são ricos em ácidos graxos monoinsaturados. Eles reduzem o teor total de colesterol no sangue, o que ajuda no sistema cardiovascular, porém, a gordura insaturada presente no óleo de canola oferece um bônus a mais: se usada para substituir as gorduras saturadas, melhora o colesterol de alta densidade, o colesterol bom, o que ajuda mais ainda a saúde cardiovascular.

Tanto o óleo de soja como o de canola contém acido graxo alfa-linoleico ômega 3, onde o corpo converte em dois tipos de ômega 3: EPA e DHA. Essas gorduras são usadas para ajudar nas funções cerebrais, mantendo as membranas celulares mais saudáveis e ainda melhoram a saúde da visão. Cada colher de sopa de óleo de soja oferece pouco menos de 0,95 gramas e o de canola 1,3 gramas de acido graxo alfa linoleico.

Mas, além disso, o óleo de soja e canola oferecem também teor de vitamina E (óleo de soja 1,2 gramas e de canola 2,4 mg) e de vitamina K (óleo de soja oferece mais vitamina K que o de canola, sendo 25,8 microgramas).

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *