O leite é amigo ou vilão? Descubra verdades e mitos!

O leite é amigo ou vilão? Descubra verdades e mitos!O leite é gostoso, rico em nutrientes e fonte de muitas vitaminas – isso todos sabemos. Sabemos também que é recomendado consumir porções de leite e seus derivados diariamente para que o corpo supra a necessidade de algumas vitaminas. No entanto, existem muitas histórias sobre o leite, sendo que algumas são verdades e outras são mitos. Vamos conhecer essas histórias e ver no que acreditamos e o que podemos trazer para as nossas vidas:

Verdades sobre o leite

  • O leite e seus derivados são importantes para a nossa dieta

Começamos por essa verdade, já que o leite pode ser considerado um alimento completo, por ser repleto de diferentes nutrientes bons para a nossa saúde. No leite encontramos proteínas essenciais para o sistema imunológico, os hormônios e também para células musculares. Ele é mais conhecido pela grande quantidade de cálcio, ajudando assim na saúde óssea e prevenindo a osteoporose.

Estudos recentes indicam que o leite ainda ajuda na manutenção do peso, pressão arterial, diabetes e até no nível do colesterol.

  • Reduz a pressão arterial

Como foi dito anteriormente, alguns especialistas afirmam que o leite ajuda na redução da pressão arterial, assim como diminui os riscos da hipertensão. Tudo isso por conta do magnésio, potássio e cálcio.

  • Leite com achocolatado não permite total absorção dos nutrientes

Mais uma verdade: o leite, quando tomado com achocolatado (esse que vem em nossa cesta básica mesmo), perde alguns nutrientes porque um componente de chocolate interfere na absorção do cálcio.

Mitos sobre o leite

  • Leite com manga, pode?

Não existe nada que comprove que esta lenda seja realidade. Acredita-se que a lenda vem do tempo dos escravos, que só podiam beber leite e comer manga à vontade.

  • Leite faz bem para gastrite

Também não há nada comprovado sobre o consumo de leite que melhore os sintomas de gastrite.

Como pode ver, existem muitas histórias sobre o leite, algumas verdades e outras apenas mitos. Cabe a você incluir o leite em sua dieta e sempre consultar um nutricionista quando houver qualquer dúvida.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *