Para desintoxicar é bom mudar alguns hábitos no Natal

Dicas para desintoxicar após a noite de NatalNatal é o nome da festa religiosa cristã que celebra o nascimento de Jesus Cristo, a figura central do Cristianismo. As comemorações de Natal incluem a presença de diversos símbolos tradicionais como a ceia de Natal, árvore de Natal, o Papai Noel, as músicas, a troca de presentes, o presépio, a iluminação e outras decorações natalinas.

Para alguns, a ceia natalina relembra à última ceia de Cristo ao lado de seus apóstolos, talvez realmente tenha alguma ligação. Porém, segundo a literatura, a Ceia de Natal originou-se do antigo costume europeu de deixar as portas das casas abertas no dia de Natal para receber viajantes e peregrinos, e esses, juntamente com a família hospedeira, confraternizavam aquela data tão significativa para os cristãos. Para essa comemoração era preparada bastante comida, composta por diversos pratos. A tradição foi se espalhando pelo mundo e cada região acrescentando uma particularidade local, como, por exemplo, o peru na ceia norte-americana, que logo passou a fazer parte dos costumes de outros países, como no Brasil.

Na mesa – Ceia de Natal – do povo brasileiro – podemos encontrar:

• Peru;
• Leitão;
• Arroz;
• Farofa;
• Castanhas;
• Nozes;
• Salada Tropical;
• Frutas (em especial as natalinas);
• Bolinhos de Bacalhau;
• Vinhos;
• Champagne, etc.

A variedade de itens nesta época é grande e podemos encontrar alguns destes itens na cesta de natal para prepararmos pratos deliciosos, nesta data tão importante.

A dica é não comer e nem ingerir de forma abusiva os alimentos e as bebidas alcoólicas, para não estragarmos a comemoração. Afinal, logo depois estaremos repetindo tudo isso celebrando o Final de Ano.

Dicas para desintoxicar

O bom nesta época é evitar os alimentos industrializados para não sobrecarregar o fígado.

Beber muito líquido – a recomendação é de 2 litros de água por dia ( independente da época do ano ). A água, além de leve, auxilia na hidratação do organismo e eliminação das toxinas.

Evitar o açúcar, sempre que possível. Você pode substituir alguns alimentos por algo mais saudável, fica a critério de cada um. De preferência aqueles que ajudam a diminuir a sensação de saciedade.

As bebidas a sugestão são os sucos ( abacaxi, melancia ou couve ) por serem diuréticos e os chás ( gengibre, verdes e de hibisco ), ótimos diuréticos, termogênicos e auxiliando na drenagem, desintoxicação e ativando o metabolismo.

A prática de um exercício físico também ajuda na desintoxicação e pode ser feita em qualquer época do ano.

A ligação entre alimentação e o surgimento ou agravamento de doenças está cada dia mais evidente, por isso, consulte sempre um especialista.

E, lembre-se: Nossa saúde é fundamental!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *