Saiba os tipos de arroz para usar no onigiri

Saiba os tipos de arroz para usar no onigiriDe origem japonesa, o onigiri é feito principalmente de arroz, mas normalmente possui alguns temperos ou recheios. Ele é enrolado numa alga marinha, conhecida como nori. Se você quer preparar um onigiri, saiba qual o tipo de arroz mais indicado para usar no preparo:

– Arroz branco e arroz integral

Tradicionalmente se usa o arroz branco, daqueles que vêm na cesta básica mesmo, mas se você desejar ter uma opção mais saudável pode usar o arroz integral. Ele é mais nutritivo e para preparar o onigiri com arroz integral você pode procurar o arroz de estilo japonês, gen-mai.

O tipo haigamai é uma excelente alternativa, pois contém germe, mas continua sendo branco. Esse é um tipo de arroz que é encontrado, geralmente, nas lojas especializadas em pratos asiáticos.

– O arroz adequado

O mais indicado para preparar em casa o onigiri é usar o arroz que seja mais prevalente no Japão. Você pode encontrar esse arroz em lojas que vendem produtos japoneses por “arroz de sushi”, “arroz no estilo japonês” ou “arroz meio-grão”. Muitos supermercados dispõem de uma seção só para os produtos asiáticos, então você pode encontrar por lá diferentes outros tipos de arroz, como o basmati, grão longo, selvagem, jasmim, entre outros, mas estes não são apropriados para fazer o onigiri.

– Arroz misto

Assim que você cozinhar o arroz de estilo japonês, que tal criar um arroz misto? Basta misturar o arroz cozido com um condimento como gergelim, pedacinhos de alga marinha ou furitake (tempero seco) e com vegetais. Depois de preparado o arroz misto, é só fazer o onigiri.

A importância em usar um arroz japonês está no fato de que o onigiri tem que ter a quantidade exata de viscosidade apenas, para que assim consiga manter o seu formato. Você vai precisar cozinhar o arroz de grão longo para que ele fique macio, porém não pegajoso. Jamais confunda o arroz japonês adequado a um glutinoso ou viscoso.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *