Vantagens do arroz integral

Vantagens do arroz integralO arroz integral é considerado melhor do que o arroz branco, devido a suas vantagens. Ele possui grãos intactos, o que preserva a sua película e o gérmen, onde está a maior concentração de nutrientes do mesmo, enquanto que o arroz branco polido não possui essa película e, como consequência, oferece um menor valor nutricional.

Embora o arroz branco esteja mais presente nas mesas, devido ao fácil acesso e, inclusive, por ser o tipo que vem na cesta básica dos brasileiros, o arroz integral deve estar presente na maioria das dietas, pois oferece uma concentração maior de nutrientes.

Pelo fato de a película do arroz integral ter uma concentração maior de fibras insolúveis, elas estimulam o sistema gastrointestinal, diminuindo assim a fome. Sem contar que ele tem grande quantidade de vitamina B1, diferente do arroz branco que quase nem possui.

Consumir regularmente o arroz integral traz diversos benefícios para a saúde, pois diminui os problemas intestinais, protege o sistema nervoso por ter vitamina B1, melhora o metabolismo da glicose em diabéticos e melhora o metabolismo da contração muscular. Sem contar que ele é isento de glúten.

Poder aumentar a quantidade de fibras ingerida é uma dica importante para aqueles que querem emagrecer, já que as fibras demoram mais tempo para serem digeridas, prolongando a sensação da saciedade. Porém, ao aumentar a quantidade de fibras, é preciso aumentar a quantidade de água também.

A quantidade da porção de arroz integral deve ser a mesma, embora tenha um valor calórico maior do que o arroz branco, ele oferece um menor índice glicêmico, então não tem alteração calórica significativa para a dieta. Pelo fato de ser um carboidrato, ele é um alimento energético e precisa ser consumido em porções que condizem com a necessidade de cada indivíduo.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *